quarta-feira, 30 de junho de 2010

Simplesmente Vitor


Vitor Ribeiro de Souza Lima Ino, 04 anos Autista, criança e feliz!!!!!



Desde sempre meu desejo materno passou pela adoção, não sei muito bem por que, mas tinha certeza que era assim que queríamos...




Após todo o processo, nasceu para nós a Joice... perfeita em todos os sentidos, estávamos felizes no paraíso.


No dia 10/01/2008 recebemos uma ligação do fórum, era para conhecer um garotinho de 1 ano e sete meses, alguns problemas alérgicos(caseína, corante) e falta de desenvolvimento da fala e motor.


Confesso que depois da AS me falar a idade não escutei mais nada... Só depois que fui lembrar, a ansiedade era tanta que nem prestei atenção.


Fomos conhecer o Vitor, pesava sete quilos, estrábico, não anda nem falava... Sabíamos que tinha algo de diferente nele, o que mais no chamou a atenção não foram suas limitações e sim o seu olhar... ele olhou para mim e me deu um abraço como se estivesse me esperando por muito tempo, lembro dele ir para o colo do me marido e segurar o seu rosto com aquelas mãozinhas tão pequeninas e dar um sorriso, lindo como só ele sabe sorrir...


Viemos para casa e na primeira noite ele rolava muito no berço, e balançava muito os bracinhos, não atendia quando chamávamos... algo estava acontecendo, e é impressionante que nós sabíamos desde o primeiro encontro que ela era especial....não só pela síndrome, mas por tudo que ele representa para minha família...


Bom, comecei uma procura pela internet, e sempre seus sintomas estavam dentro do espectro autista, mas não queria tirar conclusões precipitadas e não sou médica então comecei minha longa caminhada.


Nunca vou esquecer, já tinha ido a 02 médicos, um me disse que ele era completamente normal e a outra que ele não sabia diagnosticar... no terceiro médico iniciei contando a história dele... ele olhou para mim e me disse “pq vc não devolve? Não vê que ele é retardado? Não tem jeito, não foi vc que fez ele desse jeito, devolve...” Juro que ela primeira vez na vida senti vontade de arrancar a língua de alguém... mesmo que ele fosse o que esse médico falou, devolver? Meu filho é objeto? Jurei não voltar lá nunca mais.


Conheço muitas mães com filhos autistas, e posso garantir que cuidar de um filho especial independe da criança ser bio ou adotivo, depende do amor, pois já escutei de algumas mães que os filhos são um peso em suas vidas... Pariram seus filhos, mas não adotaram eles... apenas os tiveram.


Detesto que me chamem de corajosa, não sou, não sou exemplo de nada sou apenas mãe e ponto.


O Vitor me ensina a cada segundo a ter mais paciência e a ler um olhar.


Brinco sempre que ele é a raposa do meu pequeno Príncipe, me ensinou novamente como se cativa um amor...
Bom depois de correr muito atrás finalmente conseguiu uma ótima neuro pediatra que diagnosticou meu filho, ele é Autista, fazemos tratamento... gastamos o que podemos e o que não podemos, tem mês que ultrapassa R$ 700,00 por mês só com suplementos, alimentação e consultas, mas o importante e que ele está muito bem...


O Vitor me ensinou o que é amar, no sentido mais puro da palavra, sem esperar nada em troca... sempre queremos que nossos filhos sejam bons alunos, grandes profissionais, atletas, ganhem dinheiro... mas com o Vitor aprendemos que dos filhos não se deve esperar nada... apenas dar muito amor, carinho e bons exemplos.


Tudo o que eles forem amanhã será pautado no amor...


E meu filho que é AUTISTA, precisa de muito amor, carinho paciência orientação. Dedicação total, mas qual criança não precisa disso?


Meu filho foi legalmente adotado dia 13/05/2010, mas os laços de amor foram criados no primeiro instante que o vi...

2 comentários:

  1. Lindo e emocionante.
    A parte que mais gostei?
    " Detesto que me chamem de corajosa, não sou, não sou exemplo de nada sou apenas mãe e ponto."

    Mãe é mãe e ponto.

    Felicidades para você e sua família linda.

    Sou Alessandra mãe da Maria Clara amiguinha do Vítor na escolinha.
    Beijos

    ResponderExcluir